Google Docs Aproveitando Restos do Wave: Marcações Colaborativas e Notas em Tempo Real

Google Docs Aproveitando Restos do Wave: Marcações Colaborativas e Notas em Tempo Real: "

google docs Google Docs Aproveitando Restos do Wave: Marcações Colaborativas e Notas em Tempo RealA Google pode ter matado o Wave (prematuramente para alguns), mas acrescentou um pouco de colaboração em tempo real para um de seus produtos, o Google Docs, com marcações colaborativas.


O novo recurso é fácil, simples e oferece um grande potencial de trabalho cooperativo na web, em tempo real. De acordo com o blog do Google Docs “você agora pode ver o texto que outros editores estão destacando no momento em que eles o fazem.” Isso significa que, antes de qualquer coisa, você poderá ver o texto ser selecionado. A partir da imagem, parece também que você poderá selecionar um texto e acrescentar notas a ele, um recurso muito usado por professores e editores em programas como os do Microsoft Office.


A diferença é que aqui está acontecendo em tempo real. Duas pessoas estão com o documento aberto para fazerem mudanças, agora eles conseguem ver a seleção do outro e acrescentar comentários. É um processo passo-a-passo, e não uma comunicação assíncrona. É a diferença entre o chat e o email e faz toda a diferença na interação entre o autor e o editor, ou até mesmo entre editores que estejam editando juntos um documento.


O Wave pode ter acabado, mas esperamos que o Docs comece a receber mais ferramentas de colaboração em tempo real para substituí-lo de alguma forma.


O que você acha? Quais outros usos você consegue enxergar nesse tipo de interação em tempo real? E quais outras características do Wave você gostaria de ver no Docs?


google docs highlighting1 Google Docs Aproveitando Restos do Wave: Marcações Colaborativas e Notas em Tempo Real


Termos de busca para este artigo:



Posts Relacionados

  1. Casos de Uso: Google Wave para Educação

  2. Quem Adere? Movimento “Salve o Google Wave”

  3. Federação Google Wave: Qual é sua Importância

  4. Indexação da Google Se Prepara Para Entrar em Tempo Real



"

Comentários