André Gondim: LibreOffice o fork do OpenOffice

André Gondim: LibreOffice o fork do OpenOffice: "




Faz um pouco mais de um ano a Oracle comprou a Sun e com isso a insatisfação de muitos. Até o criador da linguagem Java mantida pela Sun, após a a compra da Sun pela Oracle saiu da empresa após divergências. Em uma conversa com amigo um que trabalhava com a comunidade pela Sun, o Vitório, foi o primeiro a me informar em abril de 2009 a insatisfação de muitos.

Há projetos com o futuro ainda indefinidos, como é o caso do OpenOffice, MySQL e outro.

Vendo OpenOffice estagnar, a comunidade resolveu criar um fork, ou seja, buscar a partir do projeto criar um novo projeto e mantê-lo. O nome do projeto temporariamente é LibreOffice, há uma esperança que a Oracle doe o nome original, OpenOffice, mas nada é confirmado. (No Brasil, já havia um registro do nome OpenOffice e é usado BrOffice, mas é o mesmo OpenOffice).


O novo projeto já tem uma fundação para mantê-lo, é a Document Foundation. E há diversas empresas que estão apoiando essa iniciativa entre elas temos, Free Software Foundation, Open Source Initiative, Canonical, Red Hat, Novell, a fundação GNOME e o Google.

Mark Shuttleworth afirmou que o Ubuntu em seus próximos lançamento sairá com a suíte de escritório provida pela Document Foundation.

Fonte do texto, Guia do Hardware.

Meu twitter: @AndreGondim

Abraços e boa sorte!! ;)

Conheça a comunidade Ubuntu Brasil

http://www.ubuntu-br.org/participe







Partilhar





"

Comentários