Educação no Brasil

Educação no Brasil: "

A educação, sem dúvida alguma, é um mecanismo chave para países que pretendem alcançar o status de potência mundial. Não há como conceber uma potência sem que seus cidadãos tenham um significativo grau de escolaridade. Pois bem, não é de se assustar que as nações mais desenvolvidas educacionalmente sejam os EUA, o Japão, a Coréia do Sul e as europeias. O Brasil, por sua vez, vem ao longo dessa década experimentando um expressivo crescimento socioeconômico. Contudo, para que possamos alçar vôos maiores, com pretensões de liderarmos o cenário mundial, é inexorável uma revolução no sistema de ensino nacional.


É evidente o caos no sistema educacional brasileiro. Se o observarmos pela perspectiva do professor, encontraremos problemas, pela perspectiva do aluno, idem, e o mesmo acontece com a situação física e a administração das escolas: são precárias.


A profissão de professor é, com toda a certeza, uma das profissoes mais altruístas, dignas, respeitáveis que se pode imaginar. No entanto, para o sistema brasileiro, essa tamanha importância não corresponde ao que se vê na prática. Na realidade, o professorado é totalmente desvalorizado, seja pelo salário bem abaixo do que deveria ser, seja pelas péssimas condições de trabalho em que são submetidos. A consequência direta dessa situação é a ausência de motivação. Ensinar é algo para se fazer com gosto, dedicação e, portanto, quando não há motivação, o aprendizado fica comprometido. E se o salário é insuficiente, é praticamente impossível buscar uma maior qualificação. Por conseguinte, temos aulas desinteressantes que desmotivam o aluno que, por sua vez, passa a ver o aprendizado como algo chato, simples obrigação. Enfim, os estudos acabam ficando em segundo plano, afinal, não é fácil travar uma batalha entre os mestres cansados e não incentivados e as várias “distrações” que o jovem do mundo moderno possui (internet, televisão, smarthphones etc etc). E, tristemente, o resultado dessa situação geral é o processo continuo de alienação dos nosso jovens. Esses se tornam pessoas sem conteúdo, facilmente manipuladas, que não possuem ideologias próprias, não levantam nehuma bandeira, apenas concordam com o que lhes é imposto.


É preciso entender que a continuidade desse processo significa a permanência da “politicagem” usurpadora incrustada em nosso sistema. A sociedade brasileira necessita de compreender o papel fundamental da educação nos processos de mudança da sociedade civil. Só teremos um governo propriamente do povo, enquanto obtivermos conhecimento, educação, cultura. Somente conhecendo o mundo em que vivemos é que poderemos transformá-lo. É fundamental que o brasileiro perceba a insuficiência de nossas escolas (é preciso ressaltar que 70% dos pais consideram boas as escolas de seus filhos – o que é assustador). Caso contrário, permaneceremos na mesma situação de corrupção política, desigualdade social, crime, violência……






"

Comentários