"Guia para o uso responsável da Internet" desmitifica a web, vista ainda por muitas pessoas como uma "perigosa terra sem leis", com dicas práticas para professores, pais e crianças usarem o ambiente virtual para a apropriação de conhecimento
A proposta é que o material seja compartilhado em lan houses, escolas, telecentros e famílias. Há duas versões para a cartilha: a impressa, com tiragem de 50 mil exemplares, e a digital, disponível para download. “O material é de alta qualidade e uma importante ferramenta para promover o uso ético da Internet desde o primeiro clique. A simples leitura em família já é um importante encontro para fortalecer as relações de confiança entre pais e filhos, que ainda é considerada como uma "tecnologia" de segurança imprescindível dentro e fora da Internet”, afirma o psicólogo e diretor de prevenção da SaferNet, Rodrigo Nejm.
Quem acessar o hotsite do guia na versão para crianças, encontrará as seções "O que é?", com informações básicas sobre o material e sobre a Internet; "Segurança", com dicas práticas de prevenção; "Netiqueta", com regras de comportamento na web; "Lixo Eletrônico", com esclarecimentos sobre o destino de equipamentos que não são mais usados; "Coisas Legais", sugestões de links interessantes na Internet; "Jogos", "Brincadeiras" e um "Glossário", com termos usados na cultura digital. No ambiente ainda há histórias em quadrinhos e vídeos. O ambiente destinado aos professores apresenta a seção "Ensinando com a web". Para os pais, principalmente para aqueles com pouca familiaridade com o mundo digital, vale consultar a seção "Explorando a web".
parte desda materia do EducaRede
Comentários